Embaixo d’água, voando em um balão, no meio de um restaurante, em cima de um palco ou na beira do mar. Há quem faça questão de tornar o pedido de casamento um momento tão impressionante quanto assistimos nos filmes.
Mas, calma! O pedido não precisa, necessariamente, envolver algo mirabolante!
O que importa nessa hora são os sentimentos genuínos e a energia única desse momento, independentemente do local: se você tá no meio da rua ou no restaurante mais chique da cidade!
O pedido de casamento é um ritual lindo, cheio de amor, onde a pessoa declara para a outra o desejo de seguirem juntos e a escolha de querer passar a vida com a pessoa amada!
Esta é uma das decisões mais importante da sua vida, um momento especial que deve ser preparado com detalhes que reflitam a identidade dos dois. Afinal, esse é um acontecimento que estará marcado para sempre na história de vocês, muitas vezes, comparando-se ao próprio dia do casamento!
Para iniciar os preparativos, a dica principal é: pense no seu amor e como você gostaria de realizar esse sonho e surpreendê-lo!
Não há certo ou errado, mas esse é um momento importante da vida de vocês dois! Então, é preciso organização e planejamento para que o lugar, o momento, o anel, as palavras e tudo o que está envolvido seja muito bem pensado – pense no que seu amor gosta de fazer, em como se conheceram, o que gostam de fazer juntos, converse com os amigos, com a família e escolha cúmplices… Pronto! Conseguimos chegar à uma ideia, né?
Depois que já decidiu como será o pedido, o próximo passo é a escolha do anel de noivado, símbolo tão especial desse dia inesquecível!
Antigamente, aqui no Brasil, o costume era fazer o pedido de casamento com as alianças, as mesmas que serão usadas no casamento. Nesse caso, durante o noivado, o casal usa as alianças no dedo anelar da mão direita e, após o casamento, elas passam para o dedo anelar da mão esquerda.
Porém, a tradição do anel de noivado (aquele com a pedra brilhante, tão idealizado nos filmes americanos) chegou com força e virou costume por aqui também! Esse anel recebe um significado que transcende um simples objeto e acaba representando algo muito maior: é uma joia que simboliza e relembra eternamente o momento do pedido!
Por mais simples que pareça ser, o pedido de casamento demanda preparação e planejamento, uma demonstração de que você pensou com carinho em cada detalhe.
Lembre-se de não transformar costumes e tradições em regras que precisam ser seguidas: o ideal é usar aquilo que faça mais sentido para vocês dois, sempre! Nunca se esqueça que o motivo disso tudo é celebrar o amor de vocês, escrevendo mais uma página da sua história juntos.
Com isso em mente, tomar as decisões e fazer o pedido ficará ainda mais fácil. Abandone o conceito de “certo x errado”, planeje esse momento com muito carinho e prepare-se para ouvir o “Sim” mais bonito da sua vida e iniciar um novo capítulo!